julho 11, 2025

Taiga, um bioma surpreendente

A Taiga é um bioma que ocorre no Hemisfério Norte, nas áreas localizadas acima da floresta temperada e abaixo da Tundra. Recebe também o nome de floresta boreal ou floresta de coníferas, o que se deve à sua cobertura vegetal composta por árvores como ciprestes, pinheiros e abetos.

A Taiga é um bioma característico das terras frias do Hemisfério Norte, distribuindo-se entre as zonas Temperada e Polar Ártica. Essa região é conhecida como subártica, e fica entre os paralelos 50º N e 60º N.

Sendo assim, a floresta boreal, como pode ser chamada, é limitada, ao norte, pela Tundra e, ao sul, pela floresta temperada, marcando a transição entre as áreas permanentemente frias e as regiões de temperaturas mais amenas do planeta.

A ocorrência da Taiga se dá em áreas de clima Subártico e Continental seco. O seu principal aspecto consiste nas baixas temperaturas durante todo o ano, notadamente no inverno, quando os termômetros marcam valores abaixo de zero.

As mínimas são geralmente registradas no mês de janeiro, e ficam em torno de -10 ºC e -30 ºC, enquanto as máximas anuais são de 20 ºC. Algumas exceções acontecem, como é o caso da Sibéria. Essa região da Rússia oriental abriga as cidades mais frias do planeta, e as parcelas de terra recobertas pela vegetação conífera podem experimentar mínimas de até -50 ºC nos meses mais frios do ano.

A principal forma de precipitação é a neve, que pode cair de três a seis meses e manter parte da Taiga, sobretudo nas áreas mais ao norte, recoberta em boa parte do ano. As chuvas não são incomuns, embora pouco volumosas. Sua incidência está associada às correntes de convecção que se formam na curta estação quente.

Fotos: Brasil Escola 
































Nenhum comentário:

Postar um comentário