Cratera Pingualuit (inuit: "grão"), anteriormente conhecida como Cratera Chubb e mais tarde como Cratera Nova Quebec, é uma cratera de impacto relativamente jovem localizada a cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Kangiqsujuaq na Península de Ungava na região de Nord-du-Québec, Quebec, Canadá .
Tem 3,44 km de diâmetro e estima-se que tenha 1,4 ± 0,1 milhões de anos. A cratera e a área circundante fazem agora parte do Parque Nacional Pingualuit. A única espécie de peixe encontrada no Lago da Cratera é o salmão ártico (Salvelinus alpinus).
A cratera é exposta à superfície, com uma borda que se eleva 160 m acima da tundra circundante e tem 400 m de profundidade. A depressão que forma abriga o Lago Pingualuk, que com 267 m é um dos lagos mais profundos da América do Norte.
Ele contém algumas das águas doces mais puras do mundo, com um nível de salinidade abaixo de 3 ppm (em comparação, os Grandes Lagos têm um nível de salinidade de 500 ppm). É também um dos lagos mais claros do mundo, com um disco de Secchi visível a mais de 35 m de profundidade. Não tem afluentes ou efluentes visíveis, então seu suprimento de água vem exclusivamente da chuva e da neve e é perdido apenas pela evaporação.
Esta cratera lacustre, em grande parte desconhecida do mundo exterior até 1943, era conhecida desde os tempos antigos pelos Inuit , que a chamavam de "Olho de Cristal de Nunavik" devido às suas águas cristalinas. Os pilotos da Segunda Guerra Mundial frequentemente usavam este marco quase perfeitamente circular como auxílio à navegação.
Em 1999, o nome foi alterado novamente para "Pingualuit" para promover a cultura Inuit na região de Nunavik. "Pingualuit" é o plural da palavra pingualuk , que significa "grão grande", devido ao formato da cratera e à presença de pequenas colinas, também semelhantes a grãos, que são encontradas ao redor da cratera. [Hoje, a cratera e sua área circundante fazem parte do Parque Nacional Pingualuit do Canadá, estabelecido em 1º de janeiro de 2004.
Foto aérea da Cratera de Pingualuit. Divulgação do Ministério de Turismo do Canadá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário