Como as formigas evitam engarrafamentos? Agindo por instinto, as formigas trabalham em grupos enormes sem causar engarrafamento.
junho 29, 2025
junho 28, 2025
junho 27, 2025
Por que o céu é azul?
Todo mundo sabe que a luz branca, emitida pelo Sol, é na verdade composta de sete cores básicas. Elas variam do violeta ao vermelho, cada uma com sua frequência.As moléculas de ar que compõem a atmosfera da Terra, por sua vez, refletem, absorvem e difundem a radiação solar.
"A luz do Sol, também chamada de luz branca, entra na atmosfera e é espalhada pelas moléculas do ar - principalmente nitrogênio - para todas as direções", diz o físico Alexandre Souto Martinez, do Instituto de Física e Matemática da USP de Ribeirão Preto.
A luz azul tem uma frequência (ciclos de onda por segundo) muito próxima daquela de ressonância dos átomos da atmosfera, ao contrário da luz vermelha. Assim, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas das moléculas com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é reemitida em todas as direções, num processo chamado dispersão de Rayleigh (nome do físico inglês do século XIX que explicou esse fenômeno).
A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.
No amanhecer e no entardecer, porém, a luz atravessa uma camada mais espessa da atmosfera. O azul se espalha tanto que não consegue chegar até nós e, por isso, vemos o céu vermelho. Partículas de umidade presentes na atmosfera também podem alterar essa dispersão da luz. É por isso que, antes ou depois de chover, podemos ver as sete cores do espectro na faixa onde a luz atravessa as gotículas de água. É o chamado arco-íris.
Por essa mesma razão, também o céu de Marte é vermelho. Como ele tem muitas partículas de poeira dispersas, a luz azul se espalha ainda mais e apenas a luz vermelha consegue chegar à superfície.
Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Foto: céu azul durante o dia, acervo Lucas Carl.
As belezas de Gaia
Por que escolhi esse nome para o blog?
Gaia é como os antigos gregos chamavam nosso planeta. Na mitologia grega, ele é frequentemente chamado de Mãe-Terra, que a retrata como a origem de muitos deuses e da própria ordem cósmica. Além disso, o termo "Gaia" também é usado para se referir à hipótese científica que considera a Terra como um sistema auto-regulável, um organismo vivo.
Quanto à expressão "as belezas de", tem a ver com o fato das características belas do nosso planeta o tornarem único no universo.
Assinar:
Postagens (Atom)