junho 29, 2025

Aprendendo com as formigas

Como as formigas evitam engarrafamentos? Agindo por instinto, as formigas trabalham em grupos enormes sem causar engarrafamento.

Aprendendo com as formigas


junho 27, 2025

Por que o céu é azul?

Todo mundo sabe que a luz branca, emitida pelo Sol, é na verdade composta de sete cores básicas. Elas variam do violeta ao vermelho, cada uma com sua frequência.As moléculas de ar que compõem a atmosfera da Terra, por sua vez, refletem, absorvem e difundem a radiação solar. 

"A luz do Sol, também chamada de luz branca, entra na atmosfera e é espalhada pelas moléculas do ar - principalmente nitrogênio - para todas as direções", diz o físico Alexandre Souto Martinez, do Instituto de Física e Matemática da USP de Ribeirão Preto.

A luz azul tem uma frequência (ciclos de onda por segundo) muito próxima daquela de ressonância dos átomos da atmosfera, ao contrário da luz vermelha. Assim, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas das moléculas com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é reemitida em todas as direções, num processo chamado dispersão de Rayleigh (nome do físico inglês do século XIX que explicou esse fenômeno). 

A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.

No amanhecer e no entardecer, porém, a luz atravessa uma camada mais espessa da atmosfera. O azul se espalha tanto que não consegue chegar até nós e, por isso, vemos o céu vermelho. Partículas de umidade presentes na atmosfera também podem alterar essa dispersão da luz. É por isso que, antes ou depois de chover, podemos ver as sete cores do espectro na faixa onde a luz atravessa as gotículas de água. É o chamado arco-íris. 

Por essa mesma razão, também o céu de Marte é vermelho. Como ele tem muitas partículas de poeira dispersas, a luz azul se espalha ainda mais e apenas a luz vermelha consegue chegar à superfície.

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Foto: céu azul durante o dia, acervo Lucas Carl.



As belezas de Gaia

Por que escolhi esse nome para o blog?

Gaia é como os antigos gregos chamavam nosso planeta. Na mitologia grega, ele é frequentemente chamado de Mãe-Terra, que a retrata como a origem de muitos deuses e da própria ordem cósmica. Além disso, o termo "Gaia" também é usado para se referir à hipótese científica que considera a Terra como um sistema auto-regulável, um organismo vivo.

Quanto à expressão "as belezas de", tem a ver com o fato das características belas do nosso planeta o tornarem único no universo.