A órbita de Mercúrio, Satélites dos Planetas do Sistema Solar.
julho 16, 2025
julho 13, 2025
A misteriosa cratera Pingualuit
julho 12, 2025
O Sol é feito do quê?
Apesar de ninguém ter pousado no Sol - o que é fisicamente impossível -, conseguimos saber bastante sobre ele analisando a luz que emite. Isaac Newton mostrou que a luz poderia ser dividida em diferentes feixes com um prisma. A radiação solar é composta tanto por luz visível, como por ondas invisíveis ao olho humano, como o ultravioleta e o infravermelho. Ao passar por prismas, essa luz se decompõe, como num arco-íris, em padrões chamados espectros de faixas luminosas.
julho 11, 2025
Taiga, um bioma surpreendente
A Taiga é um bioma que ocorre no Hemisfério Norte, nas áreas localizadas acima da floresta temperada e abaixo da Tundra. Recebe também o nome de floresta boreal ou floresta de coníferas, o que se deve à sua cobertura vegetal composta por árvores como ciprestes, pinheiros e abetos.
A Taiga é um bioma característico das terras frias do Hemisfério Norte, distribuindo-se entre as zonas Temperada e Polar Ártica. Essa região é conhecida como subártica, e fica entre os paralelos 50º N e 60º N.
Sendo assim, a floresta boreal, como pode ser chamada, é limitada, ao norte, pela Tundra e, ao sul, pela floresta temperada, marcando a transição entre as áreas permanentemente frias e as regiões de temperaturas mais amenas do planeta.
A ocorrência da Taiga se dá em áreas de clima Subártico e Continental seco. O seu principal aspecto consiste nas baixas temperaturas durante todo o ano, notadamente no inverno, quando os termômetros marcam valores abaixo de zero.
As mínimas são geralmente registradas no mês de janeiro, e ficam em torno de -10 ºC e -30 ºC, enquanto as máximas anuais são de 20 ºC. Algumas exceções acontecem, como é o caso da Sibéria. Essa região da Rússia oriental abriga as cidades mais frias do planeta, e as parcelas de terra recobertas pela vegetação conífera podem experimentar mínimas de até -50 ºC nos meses mais frios do ano.
A principal forma de precipitação é a neve, que pode cair de três a seis meses e manter parte da Taiga, sobretudo nas áreas mais ao norte, recoberta em boa parte do ano. As chuvas não são incomuns, embora pouco volumosas. Sua incidência está associada às correntes de convecção que se formam na curta estação quente.
Fotos: Brasil Escola
julho 08, 2025
A Linha de Kármán
Linha de von Kármán, ou simplesmente Linha de Karman, é um limite convencionado que fica a uma altitude de 100 km acima do nível do mar, usado para definir o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior.
Os Estados Unidos, não definiram oficialmente um limite para o espaço. A definição que eles adotam para um astronauta, que permanece até hoje é: qualquer pessoa que tenha voado a mais de 80 km de altitude. Até mesmo essa definição é controversa, pois existem definições diferentes entre o setor militar e a NASA.
julho 02, 2025
A Maior Cachoeira do Mundo
O Parque Nacional Canaima tem uma combinação perfeita entre magia e realidade, com suas impressionantes formações milenares chamadas de Tepuy. Seus inumeráveis rios, quedas d’água, lagoas, selvas e savanas distribuídas como um mar verde, enchem os olhos dos visitantes.
Nesta dádiva da natureza, encontra-se uma floresta bastante interessante, compondo uma fauna rica em espécies endêmicas (exclusiva deste ambiente), que vivem em harmonia com os indígenas da etnia pemon. Sua cultura ancestral, artesanato, folclore e gastronomia retratam o testemunho vivente da história local.
julho 01, 2025
A Rocha do Púlpito
A Rocha ou Pedro do Púlpito, também chamada de Preikestolen, é uma famosa formação rochosa na Noguera, localizada no fiorde de Lyse.
É uma impressionante falésia com um topo quase plano, com cerca de 25 por 25 metros, que se eleva a 604 metros acima do fiorde. A região é um destino turístico popular, conhecido pelas suas vistas panorâmicas e pela desafiadora caminhada de 3,8 km até ao Preikestolen, fazendo dele uma das atrações turísticas mais visitadas do país.
Foto de Stefan Krause, Alemanha, com permissão do autor.
Assista ao documentário em vídeo.
junho 29, 2025
Aprendendo com as formigas
Como as formigas evitam engarrafamentos? Agindo por instinto, as formigas trabalham em grupos enormes sem causar engarrafamento.
junho 28, 2025
junho 27, 2025
Por que o céu é azul?
As belezas de Gaia
Por que escolhi esse nome para o blog?
Gaia é como os antigos gregos chamavam nosso planeta. Na mitologia grega, ele é frequentemente chamado de Mãe-Terra, que a retrata como a origem de muitos deuses e da própria ordem cósmica. Além disso, o termo "Gaia" também é usado para se referir à hipótese científica que considera a Terra como um sistema auto-regulável, um organismo vivo.
Quanto à expressão "as belezas de", tem a ver com o fato das características belas do nosso planeta o tornarem único no universo.